Reflexão: Sendo cúmplices diante de terceiros

03/04/2017

-
Hey, gente!

Hoje eu trago para vocês uma importante reflexão. É um assunto um tanto quanto delicado, mas que não deve ser ignorado de forma alguma.

Vou começar deixando algumas perguntas: Vocês brigam na frente de outras pessoas? Vocês falam mal um do outro na frente de outras pessoas? Vocês fazem piadas pejorativas sobre o seu parceiro diante de outras pessoas?

Querendo ou não, a pessoa com a qual escolhemos passar o resto das nossas vidas é o nosso maior cúmplice. É com essa pessoa que dividimos a cama, a casa, e uma vida. Por isso, respeitar e preservar essa pessoa é algo vital para um relacionamento saudável.

Existe um versículo em Tito que nos diz o seguinte, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. (Tt 3:2).



O que eu quero começar dizendo a vocês é que por mais tentador que seja fazer piada da comida que o seu parceiro faz, por mais legal que possa parecer fazer alguma piada relacionada a algo de errado que a pessoa já tenha feito, não é sábio o fazer.

Nós precisamos entender que somos nós que vamos preservar a imagem do nosso cônjuge. Se nós, que devemos ser o seu maior cúmplice e aliado, nos permitirmos fazer zombarias e brincadeiras sem graça, estamos dando uma enorme abertura para a mágoa e o rancor. E não achem que isso é exagero, pois não é!

Em Provérbios a gente lê o seguinte versículo: O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos. (Pv. 16:28).

Ou seja, por mais engraçado que possa parecer fazer uma piada sobre o seu cônjuge, é importante ter consciência de que isso pode gerar brigas e desentimentos. Afinal, quem é que gosta de ser o motivo da risada alheia quando o motivo da risada é um deboxe?

A gente tem que entender que o nosso parceiro é a pessoa que mais precisamos defender. É com ele que iremos caminhar até o final das nossas vidas, e ser cúmplice significa apoiar, suportar e preservar. A gente não pode expor ao ridículo quem a gente ama, por mais "engraçado" que possa parecer a piada.

A minha dica é: Defenda quem você ama. Não exponha ao ridículo essa pessoa, preserve a sua imagem. Elogie sempre que possível, fale bem dela para os outros. Pois, quem é que não gosta de ser elogiado?



Não plantem a semente da tristeza, amargura e rancor no coração de quem vocês amam por causa de um comentário difamatório. Sejam cúmplices na frente dos outros, e resolvam entre quatro paredes as atitudes que não aprovam um no outro. Expor a falha do parceiro é humilhá-lo em público, e é completamente inapropriado para a saúde do relacionamento.

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz cura. (Pv. 12:18)

Com o versículo a cima a gente aprende que reclamar da falta de dinheiro, dos problemas na faculdade, da conta esquecida, da multa de trânsito, entre outros tantos problemas que o seu companheiro possa enfrentar não deve ser falado para outras pessoas. Pois expor dessa forma os defeitos do seu cônjuge só trará tristeza, humilhação e rancor ao coração. E como levar a diante um relacionamento onde existe tanta mágoa?

A conversa do insensato traz a vara para as suas costas, mas os lábios dos sábios os protegem. (Pv. 14:3)

Quando a gente fala o que não deve, acaba plantando terríveis reações. Quando a gente expõem as falhas e dificuldades dos nossos parceiros, estamos tendo a certeza de que iremos colher desentendimento e brigas. Afinal, quem é que gosta de ter suas fraquezas expostas aos quatro ventos?

O zombador busca sabedoria e nada encontra, mas o conhecimento vem facilmente ao que tem discernimento. (Pv 14:6)

De que adianta a gente buscar ter um relacionamento saudável e feliz se agimos de forma completamente egoísta? Precisamos ter sabedoria ao falar dos nossos cônjuges para outras pessoas, pois isso é algo vital para a saúde de nossos relacionamentos.



Por fim, pensem muito antes de expor as dificuldades do seu parceiro para outras pessoas. Essa ação pode trazer tristes consequências para o seu relacionamento. Sejam sábias e edificadoras! Fujam das conversas que não trazem benefício algum. Preservem a imagem de seus companheiros, e resolvam entre vocês os problemas que estão incomodando.

Lembrem que um relacionamento saudável exige cumplicidade!

0 comentários:

Postar um comentário

 
instagram
Pesquisas de Noiva Layout por Bárbara Lara | Programação por Onze Web.