Uma nora como Rute

15/09/2014

-


 
Olá, meninas!
 
Hoje eu trago o primeiro devocional aqui do blog. Acredito que ele surgiu depois de ler alguns comentários em grupos do Facebook em que muitas meninas reclamam do relacionamento que mantêm com suas sogras.
 
Vou começar com um versículo que muitas noivas utilizam nos convites de casamento, mas que na realidade é uma declação de uma nora para sua sogra:
 
Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! (Rute 1:16)
 
Eu acho muito interessante e linda essa declaração. Noemi, a sogra de Rute, havia perdido seu marido e seus dois filhos. Ela não julgava ser justo manter suas noras, já viuvas, ao seu lado. Assim, ela disse para que as duas voltassem para seu povo.
 
Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.
O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar
doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto  (Rute 1:8-9)
 
A história se mostrou bem triste, mas ao mesmo tempo impressionante. Ao final, apenas Rute ficou ao lado de Noemi, dando a declaração que vimos no começo do post. Uma declação muito bela e muito forte.
 
Muitas de nós passamos por problemas em relação à mãe de nossos amados. Existem sogras possessivas, ciumentas, invejosas, mentirosas...  e por aí vai. E se uma mulher amargurada já tem o poder de ser insuportável, imaginem se essa pessoa ainda não for com a nossa cara...
 
Palavras duras magoam, causam tristeza e deixam marcas profundas em nós. E por muitas vezes, se o perdão e a compaixão não falarem mais alto, nossos problemas com nossas sogras serão motivo de brigas tanto no namoro, noivado quanto casamento.
 
Vamos imaginar a seguintes situação: Você se casa e tem filhos. Como serão os famosos almoços de domingo, levando os netos para verem os avós? Como seu marido irá fazer no dia das mães? Como será quando for o aniversário dela? Como, como, como???
 
O que o afastamento da família poderá trazer para sua vida de casada?
 
Um conselho: amem suas sogras por mais difícil que seja. Se não a amarem por suas atitudes e virtudes, amem por terem sido a mulher que trouxe seu amado ao mundo. O amor não é um sentimento, mas uma decisão. Por mais insuportável que seja a relação com ela, por amor ao seu
companheiro, aos seus filhos e ao seu relacionamento, tape os ouvidos para as palavras negativas, feche a boca para as verdades que que ela deveria ouvir... e seja como Rute!
 
Todos nós somos seres humanos, pecadores e imperfeitos. Mas eu ainda acredito que tentar ser hoje melhor do que fomos ontem é uma ótima maneira de evoluirmos e praticarmos o amor ao próximo.
Agradeço todos os dias a Deus pela sogra que Ele colocou na minha vida. Uma mulher que me ensina a cada dia com suas palavras e atitudes.
 
Se sua sogra não é uma mulher sábia e agradável, ore por ela. Faça com que através da sua vida e testemunho ela veja o quão errada e egoísta tem sido. Seja você o motivo de agradecimento dela a Deus.
 
Deus abençoe cada uma de vocês.

 


4 comentários:

  1. Que lindo! Que benção um espaço com devocionais, algo essencial para as noivas, que se focam em um milhão de coisas para a festa, mas se esquecem de um momento para refletir no verdadeiro significado do casamento.

    Escreva mais !

    ResponderExcluir
  2. Oooiii, Riziely :)
    Poxa vida, que comentário mais que especial!
    Fico muuuito feliz em saber que você gostou.
    Pode deixar... em breve teremos outros. Estou organizando a agenda de posts por aqui.

    Um beijão e volte mais vezes!

    Bárbara Lara

    ResponderExcluir
  3. Amei você ter usado essa passagem em seu sentido literal (o de Rute para sua sogra) como exemplo, atualmente o que mais tenho visto nos namoros é a disputa sogra-namorada pelo amor do filho-namorado, notando-se assim a ausência de discernimento de ambos os lados, já que são amores totalmente diferentes. Sabia é a mulher que faz da família do seu namorado/marido/noivo a sua família, pois nada paga uma convivência harmoniosa! Atualmente eu não namoro, entretanto estou sem sogra, mas a que eu tive (o sogro também) foi bênção em minha vida, tanto que convivemos até hoje. Peço a Deus não só pelo meu futuro marido, mas também pela minha futura segunda família, não quero diminuir e sim acrescentar. Gostei muito do blog, acompanharei sempre! Andrêsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeeente, que comentário lindo! Cada palavra linda! Muito obrigada :)
      Nosso relacionamento com a família de nosso futuro marido é essencial. Afinal de contas quando a gente se casa... vem todo um pacote junto. E quanto mais amor e respeito houver melhor :)
      Deus ouve nossas orações e muitas vezes nos dá muuuuuito mais do que pensamos que seria possível. Tenho certeza que Ele está ouvindo você!

      Volte mais vezes.

      Beijos

      Bárbara Lara

      Excluir

 
instagram
Pesquisas de Noiva Layout por Bárbara Lara | Programação por Onze Web.